top of page
Ter um cachorro ou um gatinho
CONSULTA
PEDIÁTRICA
Consulte a nossa
 CAMPANHA
PROMOCIONAL 
para
CONSULTAS
PEDIÁTRICAS

Ter um cachorro ou um gatinho é uma experiência única.

Amor e fidelidade são apenas uma pequena parte dessa grande aventura.

 

Os cães e os gatos, de raça ou não, são grandes companheirosfiéisamorosos e muito sociáveis. Regra geral, os cachorros gostam de pessoas de passear na rua, de correr e de se divertir e os gatinhos, com toda a sua curiosidade que lhes é caraterística gostam de explorar todos os recantos da casa e, para eles tudo é um brinquedo. Para os cachorros e gatinhos, tudo é motivo de animação e brincadeira.

 

Este novo membro da família exigirá atenção, companhia nas brincadeiras, carinho e paciência. E retribuirá tudo isso muito bem, dando-lhe 100 % de amor e amizade incondicional. Verá que ter um cachorro ou um gatinho em casa é uma experiência excecional!

 

É importante salientar que cuidar de um animal exige dedicação e responsabilidade. Por isso, a decisão de ter um cachorro ou um gatinho em casa deve ser tomada com consciência de que essa será uma grande mudança na vida de toda a família. A felicidade inesgotável do rabo abanando aquele ronron quando você chegar em casa depois de um cansativo dia de trabalho, recompensará qualquer dor de cabeça com um sapato mordido ou um rolo de papel higiénico destruído. Quando menos esperar, já será louco por ele e tomará grande parte das suas decisões com base naquilo que for melhor para seu amigo.

 

 

Se está a pensar em adquirir (comprar ou adotar) um cachorro ou um gatinho lembre-se:

- Ter um animal em casa será uma mudança grande na vida de toda a família e, por isso, todos devem compartilhar da sua decisão. Todos da sua família concordam?

- O seu estilo de vida também vai mudar. Os animais precisam de rotinas, precisam de atenção e disponibilidade do dono, quer para as brincadeiras quer para arrumar e limpar o que eles vão desarrumar e potencialmente estragar. Está preparado para isso?

- Um animal precisa de cuidados variados muito para além do carinho que o dono lhe pode dar.

Precisa duma alimentação adequada, de vacinas, desparasitações. Está consciente disso?

- Um animal não é um objeto, é um ser vivo que brinca e que só com aquele olhar o poderá fazer

esquecer o dia terrível que teve. Mas ele também adoece e pode necessitar de ser assistido, mesmo

durante a noite. Está preparado para isso?

 

 

Se ponderou e decidiu em consciência que vai ter um novo animal de estimação: Parabéns!

 

Aqui ficam algumas dicas para o ajudar a escolher:

 

Cão ou gato?

Vai depender da sua preferência pessoal mas não se esqueça que um gato pode não exigir a rotina de passeio que a maior parte dos cães necessita mas para os gatos a atenção e disponibilidade do dono também são muito importantes. Os gatos são felinos domesticados e o papel do dono tem vindo a ser cada vez mais importante para o bem-estar destes animais.

 

Comprar ou adotar?

Esta é outra questão cuja resposta depende exclusivamente de si.

Podemos e queremos deixar a ressalva que, se pretender comprar um cão ou um gato de raça, deve optar por um criador de confiança. Os cães e gatos de raças puras são predispostos geneticamente a muitas patologias e um bom criador não cruza cães e gatos com esses problemas, tentando eliminá-los da linhagem. Não se esqueça que, não sendo uma regra, às vezes o barato sai caro.

 

Animal bebé ou adulto?

Ao longo deste texto temos falado sempre em cachorros e gatinhos mas a sua opção pode passar, por variados motivos, pela aquisição dum animal já adulto. Se já tem mais animais em casa a adaptação deste pode ser mais trabalhosa (mas não impossível). Por outro lado, um animal adulto já passou a fase mais acentuada de exploração (e de destruição) que tanto desanima e esgota os donos e já tem uma personalidade definida quando o vai buscar, ou seja, já sabe se é um animal calmo ou ativo, se gosta de mais ou menos interação com as pessoas e outros animais,…

 

Que tipo de cão ou gato é o melhor para mim?

Mais uma vez a sua preferência tem um peso grande nesta decisão mas não se esqueça que:

- Regra geral, um cão ou gato de pelo comprido exigem mais trabalho (escovagem e até mesmo tosquia);

- Se tem um estilo de vida sedentário ou alguma dificuldade locomotora e prefere um cão, opte por cães menos ativos (esta é uma condição importante para donos de idade mais avançada);

- No caso de preferir animais de raça e seus cruzamentos informe-se das caraterísticas da raça para saber se aquele animal se adequará a si e ao seu estilo de vida.

 

O que devo fazer quando chegar com o meu novo amigo a casa?

Deve fazer tudo com calma. O ideal é mantê-lo numa divisão da casa até que ele se sinta confiante o suficiente para explorar o resto da casa. Nessa divisão deve ter sempre água à disposição e deve ter um espaço de repouso para ele (cama, manta, cobertor,…) onde ele se sinta confortável e seguro.

Se tiver outros animais o ideal seria levar para casa objetos do novo elemento (mantas,…) antes da introdução e depois da chegada a casa não forçar de qualquer forma a interação entre os animais mais antigos e o novo elemento da família.

Para as crianças a chegada dum cachorro ou dum gatinho a casa é muitas vezes um momento de euforia. Elas querem mexer, acariciar, abraçar, brincar. É importante explicar-lhes previamente que um animal não é um objeto, não é um brinquedo e que vai precisar de dormir muito, descansado, sem apertos nem puxões de cauda.

 

Adotei/comprei um cão/gato. E agora?

Traga-o até nós e esclareça todas as suas dúvidas.

No momento em que toma a decisão de ter um cão/gato terá certamente muitas dúvidas de como terá que fazer determinadas coisas (Como e quando devo ensiná-lo a urinar lá fora? Que tipo de comida lhe devo dar? Devo andar com ele ao colo? Posso dar-lhe banho?) Mas à medida que vai passando mais tempo com ele e que ele vai crescendo vão surgindo mais dúvidas.

 

 

Nós estamos aqui para o ajudar a esclarecer todas essas dúvidas e para o ajudar a criar um cão ou um gato saudável e feliz!

 

Traga o seu novo companheiro até nós. Queremos conhecê-lo e queremos que ele nos conheça e sinta que estaremos ao vosso lado nesta aventura.

 

Contacte-nos!

bottom of page