
Ligue-nos: 968 725 360 ou 224 055 037
Siga-nos no facebook
Esterilizar ou não? Esclareça as suas dúvidas!

A gata é um animal poliéstrico sazonal, ou seja, numa mesma época reprodutiva apresenta vários períodos de cio e a atividade sexual não é contínua ao longo do ano. A sua época reprodutiva está ligada ao número de horas de luz diárias, deste modo, no hemisfério norte a época de reprodução das gatas é principalmente de Janeiro a Outubro (no entanto, o cio das gatas de interior poderá manifestar-se ao longo de todo o ano, pois a luz artificial sujeita-as ao mesmo ciclo de luz/escuridão durante as quatro estações). O cio na gata dura aproximadamente 4 a 10 dias e reconhece-se através de comportamentos característicos – o seu miar torna-se constante e intenso, rebolam no chão frequentemente, têm maior tendência para se roçar e arqueiam o dorso enquanto desviam lateralmente a cauda aquando de algum contacto. Se a gata não for fecundada ou esterilizada, o cio voltará a ocorrer após 4-22 dias (e assim sucessivamente até ao fim da época de acasalamento, o que não é particularmente bom para a saúde da gata devido ao desgaste físico e psicológico do cio.


Nas fêmeas
As cadelas atingem a sua maturidade sexual entre os 6 e os 12 meses de idade e as gatas entre os 6 e os 8 meses.
As cadelas entram em cio ou período de estro aproximadamente uma vez a cada seis meses e dura cerca de 21 dias, podendo ser mais curto ou mais longo dependendo da raça e de outras condicionantes (entre 7-10 dias até 4 semanas ou mais). Na primeira fase do cio, um período que pode estender-se por 3 a 15 dias, a cadela começa por apresentar a vulva inchada, sangramento vaginal e possível aumento de urina. Embora os machos demonstrem interesse na cadela, nesta altura a cadela ainda não está recetiva ao acasalamento. Segue-se depois uma fase em que a descarga vaginal pode tornar-se amarelada ou eventualmente cessar, e em que a cadela apresenta um comportamento muito característico, ficando quieta e desviando a cauda para o lado quando lhe tocam atrás ou na presença de um cão. Esta é a fase em que a cadela aceita o macho e pode estender-se por 4 a 21 dias.
Nos machos
Tanto os cães como os gatos atingem a sua maturidade sexual entre os 6 e os 9 meses de idade.
É importante referir que um cão ou um gato “entra em cio” quando tem algum tipo de contato (visual, auditivo, olfativo) com uma fêmea. Um cão ou gato pode manifestar comportamento reprodutivo se simplesmente sentir o cheiro das hormonas sexuais que a fêmea emite ou ouvir as vocalizações desta. É comum em gatos de apartamento que não têm contacto com outros animais quererem fugir para 3 andares acima porque é onde está uma fêmea em cio.
Com a esterilização deixam de existir os cios e, consequentemente, os comportamentos indesejáveis daí resultantes (lutas, fugas e desaparecimentos, marcação de território,…), bem como alguns problemas de saúde associados (lacerações por lutas, atropelamentos, transmissão de doenças infeciosas, infeções uterinas e prostáticas,…).