top of page
Medicina Preventiva

Vacinação

 

A vacinação é, sem dúvida, o melhor método de prevenção contra as doenças infetocontagiosas, contribuindo para a diminuição de morbilidade e mortalidade nos animais de companhia.
Antes da administração de qualquer vacina o seu animal irá ser examinado pelo Médico Veterinário para que este determine se ele se encontra apto para receber o estímulo imunitário.

Deve seguir o protocolo vacinal estabelecido pelo Médico Veterinário, assim como as recomendações a ele associadas.

A vacinação é simples e pode poupar-lhes mais visitas ao Veterinário e até mesmo a vida do seu companheiro.

Desparasitação

 

Para uma convivência saudável com o seu animal de estimação, com particular interesse para a convivência deste com crianças e idosos, é indispensável a realização correta das desparasitações, quer internas como externas.

No mercado há uma vasta gama de produtos para eliminação e prevenção de parasitas.

 

Informe-se connosco da melhor opção para o seu cão ou para o seu gato e não use produtos de cão em gatos, pois muitos deles são tóxicos e até letais para os gatos.

 

Saiba mais sobre desparasitação

Aplicação e Registo de Microchip

 

Em Portugal, de acordo com o Decreto-lei n° 313/2003, de 17 de Dezembro, é obrigatória a aplicação e registo de michochip em todos os cães nascidos após 1 de Julho de 2008. Cães perigosos ou potencialmente perigosos tal como definidos na legislação específica, cães de caça e cães para fins comerciais e afins são obrigados a ter microchip desde 1 Julho de 2004.

 

O microchip é um dispositivo do tamanho dum grão de arroz que se aplica por via subcutânea na face lateral esquerda do pescoço. Este dispositivo possui um código de barras individual, único e permanente. Através do registo deste código de barras numa base de dados nacional (SICAFE e/ou SIRA) os dados do proprietário e do animal são associados a este código de barras. O registo do microchip é imprescindível dado que sem ele não é possível entrar em contato com o proprietário dum animal encontrado. 

A Medicina Preventiva ou Profilática consiste na realização de tratamentos que permitem a prevenção de doenças.

 

Dentro desta área incluem-se atos médicos como a imunização ativa (vacinação), desparasitação interna e externa e a identificação eletrónica (Microchip obrigatório para todos os canídeos nascidos a partir de 1 de Julho de 2008).

bottom of page