
Ligue-nos: 968 725 360 ou 224 055 037
Siga-nos no facebook
Como é que os animais se infestam?
Os animais podem ser infestados por parasitas internos de várias formas:
1. Ingestão oral: os animais de estimação são infestados por esta via quando ingerem ovos ou larvas de parasitas a partir de um ambiente contaminado. De seguida, estes ovos amadurecem no trato intestinal ou entram em estado de dormência.
2. Transcutânea: Neste caso, os animais são infestados quando as larvas do parasita penetram na pele de um hospedeiro e migram através da corrente sanguínea.
3. Transmamária: cachorros e gatinhos muitas vezes infestam-se com parasitas durante a amamentação. As larvas enquistadas nos músculos das mães tornam-se ativas durante a gravidez, migrando através do sistema mamário para os cachorros e gatinhos.
4. Transplacentária: os cachorros podem ser infestados por parasitas intestinais ainda no útero aquando da transferência das larvas da mãe para o feto.
5. Pela ingestão de pulgas: a ténia Dipylidium caninum é transmitida aos cães e gatos quando estes ingerem pulgas infetadas por larvas da ténia. Durante o processo digestivo a larva de ténia desenvolve-se para adulto.
6. Pela ingestão de outros hospedeiros: roedores, ruminantes, aves e coelhos podem servir como hospedeiros intermediários para muitos vermes. Os animais infestam-se quando ingerem esses hospedeiros secundários.